domingo, 27 de março de 2011

Oficina de alfabetização - letra A

Sempre promovo atividadeS especiais, que chamo de oficinas, para iniciar ou fechar o trabalho com uma determinada letra.
Com a letra A fizemos uma teia de aranha, que era muito especial, esta aranha só aceitava em sua "casinha", figuras cuja palavra se iniciasse com A.



E como atividades sequenciais:
  • música Dona Aranha,
  • desenhar figuras iniadas com A
  • lista de palavras iniciadas com A
  • listas de nomes de pessoas que conhecemos
  • recorte de letras, palavras e figuras
  • Além das atividades que já postei aqui com a letra A

Picasa com letras do alfabeto

sempre pesquiso nesta galeria!

Parabéns Débora e obrigada por compartilhar

ATIVIDADES ESCOLARES

domingo, 20 de março de 2011

Recorte e monte - Dia do Circo

Fez o maior sucesso com meus pequenos de 1º ano e também com os do 4º ano

Ficha nº 8 - Encontro Vocálico

Ficha nº 9 - Antecessor e Sucessor

Ficha nº 10 - par ou ímpar

Ficha nº 7 - Subtração

Ficha nº 4 - Numerais Ordinais

Ficha nº 5 - Numeração Romana

Ficha nº 6 - Adição

Ficha nº 3 - Numerais

Ficha nº 1 - Alfabeto

Caderno de fichas

Uso este caderno para incentivar os alunos a consultar e pesquisar. Anexamos os resumos dos conteúdos trabalhados em sala, de todas as disciplinas.
Acredito que o aluno deve ser estimulado a ser independente, quando ocorre a dúvida, ele pergunta automaticamente, antes mesmo de refletir sobre o assunto e se obtiver a resposta "de cara",  pode não resultar em aprendizado. 
Ano passado foi notória a evolução dos alunos com este caderno. Estavam mais independentes ao realizarem atividades em sala e também em casa, conseguiam sanar parte das dúvidas apenas consultando o caderno, até mesmo aquelas perguntas repetitivas, por falta de pensar, diminuíram, pois ouviam a sonora resposta: "Consulte seu caderno de fichas !"
 Até a capa do caderno foi muito estecial, fizemos colagem ( papéis de cores variadas) na capa e depois finalizei com contact! Ficaram lindos! Vejam:

Ficou tão lindo que pediram para fazer a capa do caderno de artes também e como não havia registrado o caderno de fichas, vai aí o de artes pra terem noção do trabalho.
Os alunos amam este caderno!

Ortografia - EI

Contribuição de  Adriana Carvalho


jogo da memória





jogo da memória

quarta-feira, 16 de março de 2011

Paragrafação


Reescreva o texto em 4 parágrafos e coloque o título:

A Partida. Depois de instalado, o astronauta acionou a alavanca dos controles e, como num passe de mágica, tudo começou a funcionar. Acenderam-se as luzes, os painéis se iluminaram, o motor foi acionado e o radiotransmissor começou a emitir sinais. O astronauta ajustou os fones ao ouvido e disse que estava pronto e que lhe desejassem boa sorte. E, um minuto após, a nave não era mais que um pontinho luminoso, nos painéis de controle da Terra.


Copie o texto, colocando o título e fazendo os parágrafos:
- Título
- 1º parágrafo : A chegada do pacote     - 2º parágrafo : Como era e a quem se destinava
- 3º parágrafo : Tentando saber sem abrir
- 4º parágrafo : Receio de saber
- 5º parágrafo : Decisão



A Surpresa. Não estava em casa quando o trouxeram. Era pequeno, embrulhado com papel-veludo e um cartãozinho escrito a máquina: para Serafina. Segurava o pacote, devia ser uma caixinha, sentia-lhe o peso, cheirava-o. Mas o pacote não dava nenhuma pista: nem som, nem cheiro, nem textura que deixasse adivinhar o conteúdo. E por que não abrir? Porque ali podia haver a realização de um sonho, como também ser apenas a expressão de uma brincadeira de mau gosto. De vez em quando, ela também não aprontava? Tinha de abrir. E seria agora. Um dois e ...

a) Continue o texto contando o que aconteceu depois: o que era o pacote, o que fez com ele, como a personagem ficou, etc.

b) Retire do texto:
-uma frase interrogativa              -uma frase negativa



Empregue a letra maiúscula onde for necessário. Reescreva o texto em seu caderno fazendo as devidas correções:

o diário popular informou que ainda existem índios no estado de mato grosso e que o escritor das crianças monteiro lobato, nasceu na cidade de taubaté.



Mais de Sheila Fagundes

Paragrafação


vejam que bacana...
Um menino com mania de cientista deixou um aviso preso na porta do seu quarto. Leia-o, e encontre os erros que o menino por distração acabou cometendo. ( 8 erros) Depois reescreva o bilhete, fazendo as correções:
querida família,
mantenha distância do meu quarto – laboratório. estou trabalhando em experiências úteis à humanidade.
pense no privilégio de ter um gênio em casa, que logo entrará para a história, e não perturbe.
 mauricio
a) Para quem é o bilhete?
b) Quem escreveu o bilhete?
c) Qual o assunto do bilhete?
d) Por que nesse bilhete não tem data?


Contribuição de Sheila Fagundes!

estou sumida...

estou tendo dificuldades para acessar o blog, quando faço login, a página não carrega por completo, quando entro sem "logar" visualizo normalmente!
vai entender....
mas vou descobrir o que fazer já que não é sempre que acontece isso acontece...

Encontro vocálico

1) Copie somente as palavras com encontro vocálico:
sair – menino – mão – viola – tucano – luar – rei – iguais – saúde – peito – livro – presunto

2) Separe as silabas das palavras abaixo:
poeta
saguão
queijo
aula
papelão
dourada
rua
ameixa
nxagüei
cadeira
noite
vassoura

3) Complete as palavras com as vogais que faltam:
avi___
m___
p___xe
b___
l___te
cad___ra

4) Complete as palavras com os encontros vocálicos do quadro:
ão – au – ei – ai – ua - oi
c___tado
n___te
p___xe
r___va
ég___
lim___
l___
aj___tar
cac___
ág___
c___xa
b___

5) Copie as palavras circulando os encontros vocálicos:
carteiro
brincadeira
noticia
água
mamão
dilúvio
dourado
ameixa

6) Separe as silabas destas palavras:
a) joelho
b) miolo
c) dia
d) crua
e) ruim
f) saúde
g) maestro
1) Leia as palavras e escreva D para ditongo, t para tritongo e H para hiato:
a) ( ) baú
b) ( ) loiro
c) ( ) flauta
d) ( ) relógio
e) ( ) dia
f) ( ) viagem
g) ( ) iguais
h) ( ) duas
i) ( ) Paraguai
j) ( ) herói
k) ( ) desiguais
l) ( ) enxaguou
m) ( ) manteiga
n) ( ) couro
o) ( ) portão
2) Escreva palavras que tenham ditongo:

3) Copie as palavras em que há tritongo:
Paraguai – coitada – iguais – Uruguai – saia – colégio – averiguou – quieta

4) Complete as palavras com encontros vocállicos:
a) histór___
b) p___ta
c) colh___ta
d) l___r
e) cart___ro
f) alegr___
g) est___
h) pap___
i) ach___
j) papel___
k) notíc___
l) camp___nha
m) mus___
n) cr___tivo
o) rég___
p) suj___to

5) Destaque os encontros vocálicos das palavras. Veja o exemplo: leite - ei
a) feira
b) régua
c) maestro
d) historia
e) criado
f) aula
g) macarrão
h) desagüei
i) primeira
j) caído
k) iguais
l) país
m) coração
n) gaúcho
o) chapéu
p) gênio

6) Copie somente as palavras que têm hiato:
a) resfriado
b) luar
c) primeiro
d) raiva
e) gratuito
f) boa
g) riacho
h) criatura
i) canário
j) aguou
k) rio
l) álcool

Ortografia - sons do S

 
1)  Complete com ss e reescreva as palavras separando as silabas:
a)  se____enta
b)  apre____ado
c)  atrave____ar
d)  a____ustado
e)  pa____ado
f)    ae____o
g)  engana____e
h)  a____unto
i)    bú____ola
j)    estive____e
k)  so____egado
l)    gira____ol

2)  Ordene as silabas para formar palavras:
a)  mas – a – do – as
b)  so – gros
c)  do – as – sa
d)  são – pro – cis
e)  pres – de – as
f)    sa – mis
g)  zes – de – seis
h)  so – pas

3)  Reescreva as palavras abaixo em ordem alfabética.
tosse – assobio – disse – sessenta – isso – gesso – professora – massagem – Cássio – fossa

4)  Complete as palavras com S ou SS:
a)  discur___o
b)  a___ado
c)  con___ultório
d)  per___istente
e)  inten___o
f)    conde___a
g)  a___altante
h)  a___alto
i)    a___inar
j)    recur___o
k)  con___istência
l)    conde___ar

5)  Forme frases com as palavras:
a)  pássaro
b)  pêssego
c)  osso

6)  Forme palavras com as sílabas do quadro, observando os números. depois separe as sílabas.
a)   2 – 7 – 6 – 4
b)   1 – 14 – 16 – 9
c)   2 – 7 – 10 – 13
d)   15 – 7
e)   2 – 7
f)5 – 7
g)   12 – 7
h)   1 – 8 – 3 – 11 – 4
i) 2 – 7 – 9
j) 1 – 7 – 6 – 4

7)  Copie estas palavras. depois sublinhe as palavras com um S:
a)  pressa
b)  vassoura
c)  osso
d)  assobio
e)  cansado
f)    pulso
g)  bolsa
h)  salda
i)    assadeira
j)    passeio
k)  passarinho

8)  Forme frases com as seguintes palavras:
a)  travesseiro
b)  classe
c)  interesse
d)  sossegado
e)  passarinho
f)    sapato
g)  travesseiro
h)  Serrote

9)  Separes as silabas das palavras
a)  assinatura
b)  depressa
c)  pêssego
d)  socorro
e)  sucesso

10)Copie estas palavras
a)  assalto
b)  assalto
c)  assassino
d)  assinatura
e)  assíduo
f)    passatempo
g)  pressa
h)  apressar
i)    regresso
j)    sessenta
k)  dezesseis
l)    sossego
m)  russo
n)  travesso
o)  Rússia